Como lidar com o choque cultural?
4 de August de 2023
O choque cultural:
Mesmo sendo um sonho que está se tornando realidade, estudar nos Estados Unidos por mais enriquecedor, pode ser bem desafiador devido a saudade e o choque cultural que podemos enfrentar. Sendo assim, como lidar com o choque cultural?
O choque cultural é uma reação normal ao primeiro contato com uma nova cultura. Ele pode causar sentimentos de confusão, ansiedade e até mesmo depressão. Mas fique calmo, não é todo mundo que reage dessas formas e, ou sente o choque cultural. E mesmo se está sentindo, é possível superar tais sentimentos e aproveitar cada momento.
Para esse tema do blog: Como superar o choque cultural. Vamos compartilhar conselhos que irão te ajudar a amenizar o sentimento e aproveitar ao máximo sua experiência de estudar inglês nos Estados Unidos.
Pesquise a cultura do país e do estado:
Antes de viajar, é essencial fazer uma pesquisa detalhada sobre a cultura dos Estados Unidos. Entenda os costumes, tradições, eventos festivos e comece a procurar também algumas leis e restrições sociais do país. Quanto mais você souber antecipadamente, mais preparado estará para lidar com as diferenças culturais quando chegar lá.
Uma maneira eficaz de iniciar é comparar alguns aspectos que funcionam de maneira diferente em seu país e nos Estados Unidos, como, por exemplo, as unidades de medida.
Nos EUA, são utilizadas libras, milhas e polegadas. Ao ter essa informação, você pode começar a se familiarizar e, assim, quando chegar lá, não enfrentará tantos problemas com essas questões, permitindo que o choque cultural seja amenizado.
Mantenha uma mente aberta:
À medida que sua vida se transforma, sua visão e perspectivas sobre a vida também se transformarão. Para que essa mudança seja suave e não prejudique sua experiência, esteja aberto a aceitar e aprender com as diferenças.
Abra-se para novas experiências e esteja preparado para enxergar o mundo a partir de perspectivas diversas. Mostre respeito pelas práticas culturais locais, mesmo que sejam diferentes das suas. Isso permitirá uma integração mais enriquecedora e uma compreensão mais profunda do lugar que está explorando.
Participe de atividades e eventos sociais:
Envolve-se em atividades sociais e culturais da comunidade local. Participar de eventos, festivais e grupos de interesse pode ajudá-lo a conhecer novas pessoas e fazer amigos, além de proporcionar uma maior imersão na cultura americana.
Cometer erros faz parte do processo:
Cometer erros é uma parte natural do processo de aprendizagem, seja na língua inglesa ou na compreensão de uma nova cultura. Não há necessidade de sentir vergonha, afinal, você está embarcando em uma nova fase da vida, encontrando-se em um momento vulnerável e explorando uma cultura, país e idioma diferentes dos seus.
Sinta orgulho do grande passo que você deu ao estar aqui. Lembre-se de que a dica infalível é simples: quando não entender algo, pergunte. Não finja que tudo está claro, pois perguntar é a chave para o aprendizado, tanto na língua quanto na cultura. Não hesite em buscar esclarecimentos, pois é assim que você irá progredir e se integrar cada vez mais.
Faça perguntas e compartilhe sua cultura:
Não tenha receio de fazer perguntas aos moradores locais ou colegas de classe sobre sua cultura e costumes. Ao mesmo tempo, compartilhe sua própria cultura com eles. Essa troca cultural mútua pode enriquecer sua experiência e ajudar a construir conexões significativas com os outros.
Cuide de si mesmo:
O choque cultural pode ser emocionalmente desgastante. Priorize o cuidado de si mesmo, tanto física quanto mentalmente. Reserve um tempo para praticar atividades que proporcionem conforto e relaxamento, como exercícios, meditação, hobbies, entre outros.
Se sentir necessidade, não hesite em buscar ajuda profissional, e lembre-se sempre de manter a comunicação com sua família e amigos. Compartilhar suas experiências e emoções pode aliviar o peso do processo de adaptação e fortalecer os laços de apoio em sua jornada.